Enfim, estou na reta final do meu processo envolvendo FIV. Na última sexta-feira realizei a punção dos meus óvulos, sendo retirado um total de 16, dos quais já recebi o retorno de que 10 estavam em condições de fecundação.
O Dr. Link me pareceu bem animado com o resultado e agora falta somente fazer a transferência dos embriões, o que vai acontecer na quarta-feira!
Acho importante deixar claro que o meu relato não deve assustar ninguém, o que escrevo aqui são as minhas impressões diante do que senti. Mas cada caso é um caso, cada paciente tem a sua história. Mas entendo que melhor do que não saber nada, é ter alguma noção do que está por vir.
------- // -------
QUARTA-FEIRA (30/05)
Nesse dia acordei cedinho e fiz minhas últimas injeções de Menopur e Cetrotide (depois da aplicação de Cetrotide dava uma coceira danada e ficava vermelhinho o local, mas o médico havia me alertado que isso é normal e não é um reação alérgica).
A noite tomei meu banhozinho e fui fazer as últimas injeções prescritas e NO EXATO horário indicado. Sim, tem que ser no horário indicado pelo médico porque isso faz parte do procedimento (36hs antes da punção).
Essas duas injeções consistiram na aplicação de Choriomon - HCG - e o Gonapeptyl.
Lendo a bula identifiquei as seguintes reações descritas nesses medicamentos:
- Choriomon - HCG: dor de cabeça (eu senti muuuuuita dor de cabeça que perdurou até o dia seguinte. Foi bem forte, então é bom reforçar os estoques de remédio para dor de cabeça, sem isso ficará quase impossível de fazer as atividades normais. Também senti muitooooo enjoo, fadiga e a boca suuuuuper seca, bebi muita água!).
- Gonapeptyl: dor no local e irritabilidade. Mas também com a dor de cabeça que eu estava, não ficar irritada era quase como um milagre!
Na quinta-feira tive um dia de folga das injeções! Vivaaaa!
------- // -------
SEXTA-FEIRA (02/06)
Cheguei na clínica 30 minutos antes do horário marcado, conforme orientação. Ainda estava com a barriga um pouco doloridinha da última bateria de injeções.
Não vou mentir, a punção foi algo bem desagradável, mas não me refiro ao procedimento em si e sim ao pós.
Depois de preencher uma ficha com as informações sobre medicamentos aplicados e outras informações clínicas, fui encaminhada para a sala onde iria acontecer a punção.
Fui orientada a me despir, colocar o avental, vestir touca, colocar aqueles protetores de pé (acho legal de ir com uma meia soquete para não ficar com frio nos pés, porque vai caminhar sem calçado e somente com o protetor de pé fininho. Eu agradeci as minhas idéias por estar com uma meia soquete e ter pedido para ficar com ela!!!!) e esvaziar a bexiga. Não tinha muito xixi acumulado porque o jejum é absoluto, não pode ser ingerido nem mesmo água dentro das últimas 7hs antes do procedimento.
Depois fui para uma sala e pediram para que eu aguardasse. Nisso trouxeram a paciente anterior a mim. Olhaaaaa vou lhes contar que deu para ficar com medo. 



Eu nunca passei por nenhum procedimento que tenha precisado ser sedada ou anestesiada, daí olho a outra paciente em cima da maca tremendo inteira (parecia que estava tendo um colapso), reclamando de frio e até falando "Meu Deus me ajuda!"... quase me borrei!
Mas não deu muito tempo para conservar o medo, já que logo me chamaram. Jesuise!
Entrei na sala, coloquei as perninhas naqueles suportes incômodos, conheci a anestesista (super tranquila e achei legal que ela narrou tudo que estava fazendo. É óbvio que você saber o que estão fazendo te ajuda a ficar calma! Enquanto isso outra funcionária esterilizou a minha pepeca!! É uma loira que fez as minhas ecos, eu acho ela super simpática! Na verdade só tem uma profissional da Pro Ser que eu achei mais seca, não é de muitas palavras... tipo curta e grossa. Mas por sorte cruzei pouco com ela, então tchau para ela! O restante do pessoal são super atenciosos e gentis.
Depois da sedação eu dei um boa noite e acordei para trocar de maca. Não senti o frio da outra paciente, aliás quando eu vi já estava tapadinha com um cobertor.
Fiquei um tempo deitadinha e tomei um remédio para dor (Tilex). Não se assuste porque você vai sentir como se estivesse com cólicas e o remédio ajuda bastante.
Dr. Link falou comigo e com meu esposo depois do procedimento, decidimos que não iria doar meus óvulos porque pretendemos ter outros bebês. Como há uma seleção natural dos óvulos que tem possibilidade de serem fecundados, bem como pelo fato de que no processo de descongelamento alguns embriões não resistem, optamos por guardar para futuras gestações. Nada de família pequena!!!
Tenho que compartilhar algo engraçado, porque lembro do Dr. estar bem animado e falante, mas eu estava daquele jeito deplorável... parecia uma bebum... por isso não lembro de quase nada do que ele disse. Aliás, acho que não lembro de nada!!! 

Eu sei que não sou normal, mas diante das circunstâncias eu escolhi ir trabalhar. Como eu fico sentadinha, tentei ficar quietinha por causa do efeito da sedação e marquei presença. Mas em outra situação eu diria para a paciente ir para casa e descansar.
Assim foi a minha punção!
------- // -------
PÓS-PUNÇÃO
Devo dizer que o meu pós-punção foi bem desconfortável. Fiquei com a barriga dolorida e estou inchada. Se eu pressiono um pouquinho só a barriga, já sinto doer, sendo que os remédios para dor não me ajudaram muito.
Na sexta-feira a noite eu precisei tomar um dorflex porque fiquei com dificuldades de fazer xixi. A sensação que eu tive foi parecida com cistite, porque doía a barriga quando eu fazia aquela "forcinha" para urinar. Nisso o dorflex ajudou e muito.
No sábado a dor na hora de urinar diminuiu consideravelmente, mas a dor na barriga seguiu. Eu estava andando devagar para não dar tanto impacto no abdômen e doer.
Fiquei em casa o final de semana, porque realmente foi bem desconfortável e ter ficado deitada ajudou bastante.
------- // -------
Agora estou na expectativa pela transferência do meu Blastocisto (Saiba mais)!!!
Beijos férteis para quem me lê!
Quanto tempo durou a dor e desconforto? fiz hoje minha coleta e estou inchada, com pouco de dor.��
ResponderExcluirOi!
ExcluirFiquei com desconforto (dor) uns 4 dias mais ou menos, mas nada que me impedisse de caminhar, por exemplo. Porém, lembro que segui as orientações médicas e fiquei em repouso, justamente, para não ter maiores problemas por ser um procedimento delicado ao meu ver.
Mas conheço outra tentante que teve um pós punção bem tranquilo e com a medicação não sentiu dores. Então varia de pessoa para pessoa, de caso para caso. Mas se continuares sentindo dores muito fortes, contate o seu médico para ficar mais tranquila! Beijos e boa sorte!