__.__.__.__.__.__.__.__.__.__.__.__

__.__.__.__.__.__.__.__.__.__.__.__

quarta-feira, 10 de maio de 2017

- Material Genético Masculino ( x ) Confere

Estou me sentindo ansiosa, por isso resolvi escrever no blog para tentar organizar as ideias.
Hoje recebemos a notícia que já está na clínica o material genético masculino para a nossa fertilização. Deu um frio na barriga, porque as coisas estão acontecendo.  Ficamos eu e meu esposo tanto tempo como "tentantes", que só de pensar que talvez daqui a 1 mês e pouco eu já passe para o time das gestantes me dá uma ansiedade horrorosa.

Mas enfim, vejamos o que eu posso compartilhar sobre a escolha do material... fico imaginando as dúvidas que podem surgir:

1) Como ocorre a escolha?
O casal recebe uma lista onde consta o número do doador, tipo sanguíneo (O positivo, O negativo, A positivo, etc), cor da pele, ascendência (origem), cor dos olhos, cor e tipo do cabelo, altura, peso, profissão, hobby, signo, animal favorito, cor favorita, comida favorita, estilo musical (sim, apesar de isso me parecer irrelevante, pode ser que para algum casal seja importante saber), religião, se fuma, se tem miopia, se tem astigmatismo, se tem histórico de gêmeos na família, se pratica exercícios físicos. Tem outras características, mas não me recordo.

2) Como ou qual escolher?
Apesar da escolha ser algo muito particular de cada casal, há aspectos que devem ser considerados.
Caso o casal opte por guardar consigo a informação de que recorreu a doação do sêmen para a fertilização, ou seja, decidam que será algo que guardarão para si mesmos sem compartilhar nem mesmo com familiares, a principal característica que deve ser observada é a questão sanguínea. Este é o nosso caso, portanto fizemos uma eliminação de todos os doadores que não fechavam com as possíveis combinações sanguíneas.

Por exemplo, se o pai é A positivo e a mãe é O positivo, não é ideal selecionar materiais de doadores O negativo, AB negativo, B positivo, etc., justamente, porque isso pode gerar questionamentos no futuro. Cor do cabelos, cor dos olhos e cor da pele também me parece serem informações cruciais na escolha.

Ficamos com muitas dúvidas de qual doador escolher, se parecido com o meu esposo ou comigo. Basicamente deixei a critério dele, tentei opinar de forma bem pontual. No final ele se sentiu mais confortável em escolher alguém com características parecidas com as minhas, porque de qualquer forma a criança será parecida com a mãe.

Para aquele casal que não guardará segredos sobre o procedimento e o recurso utilizado, esse tipo de preocupação não é um problema.

3) De onde vem o material?
No Brasil, até o momento, só há um banco de doadores.
Siiiiim... somente 1 banco!
Chama-se Pro-Seed Banco de Sêmen e fica em São Paulo-SP.


Acesse o site da Pro-Seed para mais informações.





Eles também importam material genético, já que é cada vez maior a procura pelos tratamento da Reprodução Assistida (RA), sempre por meio de uma clínica.


4) Quanto tempo levou para chegar?

Moramos em Porto Alegre, encomendamos na sexta-feira e chegou na clínica na terça-feira.

5) Forma de pagamento?
Aqui temos uma informação importante, pois o pagamento precisou ser à vista, segundo o que nos informaram esta é uma exigência da Pro-Seed.

6) A doação e o receptor são informações anônimas?
Sim, as normas para a utilização das técnicas de RA são reguladas pela Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 1.358/1992, sendo que no capítulo IV, ítem 3, consta que será mantido o sigilo tanto dos doadores quanto dos receptores, ou seja, as doações são anônimas. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também regula a área no mesmo sentido.

7) São realizados exames nos(as) doadores(as)?
Sim, as clínicas ou centro que aplicam as técnicas de RA são responsáveis pelo controle de doenças infecto-contagiosas,coleta, manuseio, conservação, distribuição e transferência de material biológico humano.

Como eu pretendo ser doadora de óvulos, foram solicitados exames de sangue, vááááários exames, incluindo o Igm para vírus zika (já recebi o resultado -> Não reagente -> uhuuuu vá se catar mosquito!!!). Todos os doadores devem ser saudáveis, não pertencer ao grupo de risco de DSTs e não ter doenças genéticas e congênitas na família. Falo por mim, que estou tranquila em relação a recepção do material doado.

8) Qual a idade mínima e máxima do doador?
O doador deve ter no mínimo 18 anos e no máximo 45 anos.

Acho que por hoje é só!


Beijos férteis para quem me lê!