__.__.__.__.__.__.__.__.__.__.__.__

__.__.__.__.__.__.__.__.__.__.__.__

domingo, 28 de maio de 2017

Glossário - Folículo

Boa noite!

Percebi na última postagem que eu não tinha mencionado ainda o que são os tais folículos que tanto falo, por conta disso pensei que era interessante fazer uma nuvem com uma explicação simples do que são os bonitos:




A estimulação dos ovários se realiza administrando medicamentos e hormônios que são injetados - FSH e FSHr (Saiba mais); HMG (Saiba mais). O tratamento leva em média de 10 a 12 dias e durante esse período é feito um acompanhamento, por meio de ecografias transvaginais, para avaliar o crescimento e o desenvolvimento dos folículos.

Além disso, há casos que também poderá ser necessário a realização de exames de sangue, conforme requisição do médico responsável.

No momento em que os folículos atingem determinado tamanho (por volta de 16 a 20 milímetros), passa-se a administrar outro hormônio - o HCG (Saiba mais) -  o qual irá determinar a maturação do óvulo e ovulação.

Espero ter ajudado a esclarecer eventuais dúvidas.

Beijos férteis para quem me lê!

Resumo da Semana: Enfim está acontecendo

                                         
Em meio a um resfriado muito forte, venho tentar atualizar o blog para contar como foi esta semana em que, finalmente, o meu tratamento começou.

Pode ser até que se pense que não demorou nada, já que a nossa primeira consulta com a equipe da ProSer aconteceu há apenas 1 mês. Mas lembro que até chegarmos aqui, foram longos 3 anos e pouco como tentantes. Imagina nosso bebê já poderia estar indo para escolinha!

Enfim, apesar da expectativa para o início do meu ciclo estar focada no dia 25 de maio, neste mês a minha menstruação começou no domingo (21/05). Conforme a orientação do Dr. Link, assim que isso acontecesse eu deveria ligar para clínica e marcar uma eco transvaginal, para que pudesse ser verificado os meus folículos e se eu teria condições de ser ovodoadora ou não.

Meu marido ansioso queria que eu tentasse ligar para ver se a clínica funcionava no domingo... 😒
por favor neh!? Liguei na segunda-feira e agendei consulta para o dia seguinte.

As meninas que fizeram a eco transvaginal foram bem delicadas e divertidas. Não é um exame agradável, devo dizer que para mim foi desconfortável, mas nada demais também. Foram localizados 5 folículos no ovário direito e 6 no esquerdo. Confesso que estava torcendo para que fossem mais, porque como pretendo ter outros bebês e repetir a FIV futuramente, para aproveitar o mesmo material genético masculino adquirido, queria que tivesse o suficiente para mim e para a ovodoação.

Com isso, conversei com o Dr. para deixar em stand-by a questão da doação, porque apesar de reduzir consideravelmente os custos da FIV, minha prioridade é no futuro repetir a dose e o sêmen selecionado.

Após o resultado da eco, já foram encomendados os medicamentos. A redução de custos foi considerável por eu ser paciente do ProSer Social. Normalmente, os mesmos medicamentos sairiam R$5.100,00 (verifiquei na farmácia os valores), sendo que eu paguei R$3.413,00. Por óbvio a prescrição de medicamentos irá variar de caso a caso, mas falo o valor para quem me lê ter uma noção dos custos que vai ter.

Estou utilizando, no momento, dois medicamentos, em que pese o valor mencionado seja referente a todos que irei utilizar porque já comprei todos. Um deles é o Fostimon e o outro é o Menopur, eles servem para estimular o crescimento dos folículos. Eu preciso misturar os dois medicamentos e aplicar com uma seringa na barriga, próximo ao umbigo. É bem fácil! Como o meu marido faz tratamento para anemia com Eprex (Alfaepoetina) tendo que realizar o mesmo procedimento de aplicação, para mim não há nada demais pensar que tenho que utilizar uma seringa e me auto-aplicar.

Sinceramente, como eu sei o que estou sentindo, acabo sendo mais delicada que muitas técnicas por aí. Sério! Dica: ao aplicar/injetar o medicamento, faça com calma e devagar, porque dá um desconforto na hora da aplicação e esta sensação pode ficar mais forte se injetar rápido. Mas claro que isso é uma dica, cada paciente deve descobrir a forma mais adequada para o seu corpo.

O Dr. Link pediu para que eu retornasse no sábado para fazer uma nova eco, ele explicou que precisa monitorar o tamanho dos folículos, para planejar qual será o melhor dia para aspiração.

--------- // ---------

RETORNO NO SÁBADO (27/05/2017)

Acordei na maior expectativa, novamente estava torcendo que os 11 tivessem se tornado em 14! Pelo menos ouvi dizer que isso era possível!

Cheguei na clínica e rapidinho fiz a eco. Não, meus folículos permaneceram sendo o time de futebol (11), mas aumentaram bastante de tamanho. A sensação de sentir que a coisa está acontecendo é fantástica. A expectativa e os pensamentos de que daqui a 1 ano poderei ser mamãe de um baby de 3 meses é algo incrível.

Preciso compartilhar algo engraçado... na madrugada de sábado para domingo (hoje), eu estava brincando no snap insta (Instagram Stories) escrevendo os nomes que queremos colocar em nosso baby com aquelas ferramentas diferentes do aplicativo... e não é que publiquei sem querer. 

😜😜😜😜😜😜

Agora estou dando risada, mas fiquei apavorada. Imagina o povo iria achar que eu estava anunciando a gravidez. Olha, nunca aprendi a mexer tão rápido nas ferramentas de um aplicativo!!!

Agora tenho uma nova eco agendada para terça-feira, novamente vamos avaliar o tamanho dos folículos e marcar a aspiração.

Enfim, está acontecendo!!!!

Beijos férteis para quem me lê.


quarta-feira, 17 de maio de 2017

Nossa 2ª Consulta com a Psicóloga


Na sexta-feira passada tivemos a nossa 2ª consulta com a Drª Lia (Psicóloga). Diferente do primeiro encontro, neste me senti mais tranquila e a vontade. A sensação que fiquei é como se ao compartilhar meus sentimentos na consulta anterior, eu tivesse retirado uma sobrecarga de mim. Não sei o motivo, mas me senti muito bem!


Para nós, eu e meu esposo, este assunto parece estar bem resolvido. Claro que a experiência da Drª faz com que certos questionamentos sejam certeiros. Sabem aquelas questões que você não havia pensado até aquele momento, mas que certamente podem trazer certos desconfortos no futuro!?


______ ___  ___


Há pontos que devem ficar muito solidificados nessa caminhada da fertilização, ainda mais num caso como o nosso.


Falamos sobre maternidade/paternidade, sobre o casamento, sobre a família, sobre adoção, sobre manter em sigilo como o nosso baby será gerado, escrevemos cartas" simbólicas para o doador de sêmen e para a receptora dos óvulos, meu esposo mencionou sobre o blog (fiquei com vergonha), etc. 



Enfim, gostamos bastante. Saímos leves e nos sentindo muito seguros que tudo acontece da forma que tem que acontecer e na hora que tem que ser.



Agora estou tentando não pensar nisso para me manter calma, mas provavelmente a próxima postagem será para falar da minha transvaginal e do número de folículos que possuo, sendo que após este exame saberei se terei condições de doar ou não. Apesar de não ter a data ainda, porque terei que fazer o exame logo no início do meu ciclo menstrual, pelo controle que faço do meu ciclo, sei que será entre os dias 23 a 25 de maio... siiiimmm semana que vem!!! Falta pouquinho!


Devido ao sono tenho que encerrar por aqui!


Beijos férteis para quem me lê!





quarta-feira, 10 de maio de 2017

- Material Genético Masculino ( x ) Confere

Estou me sentindo ansiosa, por isso resolvi escrever no blog para tentar organizar as ideias.
Hoje recebemos a notícia que já está na clínica o material genético masculino para a nossa fertilização. Deu um frio na barriga, porque as coisas estão acontecendo.  Ficamos eu e meu esposo tanto tempo como "tentantes", que só de pensar que talvez daqui a 1 mês e pouco eu já passe para o time das gestantes me dá uma ansiedade horrorosa.

Mas enfim, vejamos o que eu posso compartilhar sobre a escolha do material... fico imaginando as dúvidas que podem surgir:

1) Como ocorre a escolha?
O casal recebe uma lista onde consta o número do doador, tipo sanguíneo (O positivo, O negativo, A positivo, etc), cor da pele, ascendência (origem), cor dos olhos, cor e tipo do cabelo, altura, peso, profissão, hobby, signo, animal favorito, cor favorita, comida favorita, estilo musical (sim, apesar de isso me parecer irrelevante, pode ser que para algum casal seja importante saber), religião, se fuma, se tem miopia, se tem astigmatismo, se tem histórico de gêmeos na família, se pratica exercícios físicos. Tem outras características, mas não me recordo.

2) Como ou qual escolher?
Apesar da escolha ser algo muito particular de cada casal, há aspectos que devem ser considerados.
Caso o casal opte por guardar consigo a informação de que recorreu a doação do sêmen para a fertilização, ou seja, decidam que será algo que guardarão para si mesmos sem compartilhar nem mesmo com familiares, a principal característica que deve ser observada é a questão sanguínea. Este é o nosso caso, portanto fizemos uma eliminação de todos os doadores que não fechavam com as possíveis combinações sanguíneas.

Por exemplo, se o pai é A positivo e a mãe é O positivo, não é ideal selecionar materiais de doadores O negativo, AB negativo, B positivo, etc., justamente, porque isso pode gerar questionamentos no futuro. Cor do cabelos, cor dos olhos e cor da pele também me parece serem informações cruciais na escolha.

Ficamos com muitas dúvidas de qual doador escolher, se parecido com o meu esposo ou comigo. Basicamente deixei a critério dele, tentei opinar de forma bem pontual. No final ele se sentiu mais confortável em escolher alguém com características parecidas com as minhas, porque de qualquer forma a criança será parecida com a mãe.

Para aquele casal que não guardará segredos sobre o procedimento e o recurso utilizado, esse tipo de preocupação não é um problema.

3) De onde vem o material?
No Brasil, até o momento, só há um banco de doadores.
Siiiiim... somente 1 banco!
Chama-se Pro-Seed Banco de Sêmen e fica em São Paulo-SP.


Acesse o site da Pro-Seed para mais informações.





Eles também importam material genético, já que é cada vez maior a procura pelos tratamento da Reprodução Assistida (RA), sempre por meio de uma clínica.


4) Quanto tempo levou para chegar?

Moramos em Porto Alegre, encomendamos na sexta-feira e chegou na clínica na terça-feira.

5) Forma de pagamento?
Aqui temos uma informação importante, pois o pagamento precisou ser à vista, segundo o que nos informaram esta é uma exigência da Pro-Seed.

6) A doação e o receptor são informações anônimas?
Sim, as normas para a utilização das técnicas de RA são reguladas pela Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 1.358/1992, sendo que no capítulo IV, ítem 3, consta que será mantido o sigilo tanto dos doadores quanto dos receptores, ou seja, as doações são anônimas. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também regula a área no mesmo sentido.

7) São realizados exames nos(as) doadores(as)?
Sim, as clínicas ou centro que aplicam as técnicas de RA são responsáveis pelo controle de doenças infecto-contagiosas,coleta, manuseio, conservação, distribuição e transferência de material biológico humano.

Como eu pretendo ser doadora de óvulos, foram solicitados exames de sangue, vááááários exames, incluindo o Igm para vírus zika (já recebi o resultado -> Não reagente -> uhuuuu vá se catar mosquito!!!). Todos os doadores devem ser saudáveis, não pertencer ao grupo de risco de DSTs e não ter doenças genéticas e congênitas na família. Falo por mim, que estou tranquila em relação a recepção do material doado.

8) Qual a idade mínima e máxima do doador?
O doador deve ter no mínimo 18 anos e no máximo 45 anos.

Acho que por hoje é só!


Beijos férteis para quem me lê!



domingo, 7 de maio de 2017

Consulta com a Psicológa




Bora compartilhar minhas últimas movimentações nesta trajetória da FIV.

Nesta sexta-feira, eu e meu esposo, tivemos a nossa primeira consulta com a Psicológa da ProSer - Drª Lia. 

Para mim foi super válida a consulta, porque é muito difícil eu conseguir me abrir e compartilhar as dificuldades mais íntimas, tal como agora, com uma amiga ou familiar. Absolutamente ninguém das nossas famílias e amigos sabe, ou saberá, pelo que estamos passando, por isso conversar com a Psicóloga é um alívio.

Sabe quando você só quer desabafar, sem medo de ser julgada, ou sem medo de daqui a pouco o seu futuro bebê ouvir um comentário inapropriado sobre como ele foi gerado?


Eu não quero isso, assim como também não quero ter que lidar nesse momento com as cobranças e expectativas alheias... tipo... "Você já fez a consulta?" "O que o médico disse?" Você tem certeza que quer isso mesmo?" e todo o blá blá blá que não auxilia em nada.

Foi uma oportunidade de me ouvir, livre e sem vergonha. Eu e meu marido somos muito amigos e por isso ele sabe exatamente o que penso, conhece meu lado bom e o lado que preciso melhorar. Parece maluquice, mas para alguém mais reservada como eu é difícil ter um momento em que eu me ouça. Por isso foi ótimo! Esta semana retornaremos para mais uma consulta.

Enfim, falamos sobre a tristeza de saber que você precisa fazer muito esforço para poder ter um bebê, enquanto outros casais tem "por acidente" (eu não acredito nisso, mas enfim), ou ouvir relatos de mãe que reclamam direto que o filho chora sem parar, que é muito difícil de cuidar, etc... e você pensando o quanto de esforço você está tendo que fazer para poder viver todas essas experiências (boas ou nem tão boas da maternidade).

Falamos sobre a ovodoação (dependendo dos meus exames serei uma ovodoadora). Falamos sobre a doação de sêmen (precisamos recorrer a este procedimento, vide postagens anteriores). Falamos sobre família, sobre ser mãe, sobre ser pai, sobre gêmeos. E chorei... ainda que tentando me segurar para não liberar a cachoeira!!! 

😭 😜

Neste dia mostrei alguns dos meus exames de sangue para o Dr. Link, com exceção do IGM para vírus zika que demora para sair (lembrando que fiz no Laboratório Mont Serrat - Porto Alegre - R$140,00 - local mais barato que achei). Recaptulando que este exame é uma exigência da ANVISA  para os casos de ovodoação.

Ficamos combinados que quando eu menstruar, devo ligar para a clínica para poder fazer uma transvaginal, para que seja avaliado as minhas reservas de folículos.

Também já encomendamos o material genético masculino.

Chega de esperar, foram muitos anos tentando... quero acordar com chorinho de bebê!!!

Então era isso... aos pouquinhos vamos chegar lá!

Beijos férteis para quem me lê!


terça-feira, 2 de maio de 2017

Consulta na Clínica ProSer

Boa noite!



Seguindo a indicação do urologista procuramos o Dr. Carlos Link, da ProSer, e quem já leu as outras postagens sabe como temos mais sorte que juízo e corremos atrás das coisas no ritmo do "para ontem"! 




Liguei para a clínica e conseguimos consulta para O MESMO DIA (horário vagou por desistência)!!! 😊Nós parecemos os Forrests Gumps da FIV!



Na consulta o Dr. concordou com o diagnóstico do médico da equipe do Projeto Maternus, a partir dos exames do meu esposo ele também acredita que não vale a pena fazer o procedimento de micro sucção, chamada de TESA - Aspiração Percutãnea de Espermatozóides do Testículo (indicado para os casos de azoospermia), para tentar encontrar algum espermatozoide.

Com isso, nos foi indicado como possibilidade recorrer a doação de sêmen.

Como já tínhamos recebido o mesmo diagnóstico na semana passada, reagimos tranquilamente e tiramos várias dúvidas com o Dr. sobre os procedimentos, doação, valores, datas, etc.

Devo dizer que a consulta com o Dr. Link foi extremamente esclarecedora, inclusive em relação ao quadro clínico do meu marido. Foi super claro, muito discreto e cuidadoso na forma de colocar a situação. Óbvio que se fosse a primeira vez que estivéssemos recebendo aquela notícia, por mais gentil que o médico fosse, ficaríamos arrasados. É muito complicado você receber certas notícias, sendo que já temos um histórico carregado de dificuldades em função da saude do meu esposo, mas isso é uma longa história.


Enfim, em relação aos valores questionamos sobre o programa social da ProSer - ProSer Social. Como nos encaixamos na renda exigida e não havia excedido o limite mensal de indicações para o projeto, já conseguimos aprovação naquele dia. Graças aos céus!

A princípio precisaremos comprar o material genético masculino (R$3.200,00), adquirir os medicamentos (em torno de R$4.000,00) - fornecidos pela própria clínica, procedimento de fertilização na faixa de R$8.000,00 e, caso optarmos pelo congelamento do material restante, R$1.400,00 para guardar mais as manutenções anuais de R$900,00.

Uma possibilidade que reduziria consideravelmente o valor do procedimento é a ovodoação, a qual consiste na doação de óvulos para outra mulher. Isso faria com que o procedimento de fertilização saísse por R$2.000,00.

Na realidade, quando começamos a viver esta dificuldade e ler blogs e fóruns com histórias envolvendo a fertilização, eu já havia pensado na possibilidade de doar meus óvulos para que outra mulher que, assim como eu, tem o sonho de ser mãe pudesse realizá-lo. Por isso, fiquei muito tranquila em concordar com essa possibilidade. 

Poxa, eu e meu esposo seremos abençoados com a possibilidade de sermos pais a partir da ajuda de um doador, por que eu não faria o mesmo?

Agora estou encaminhando os meus exames, pois o médico precisa saber se é possível eu ser doadora. São exames de sangue, incluindo o Igm para vírus zika (este somente particular, sendo que o local mais barato que encontrei foi no Laboratório Mont Serrat em Porto Alegre - R$140,00, todos os outros lugares que liguei o valor passa de duzentos reais) e uma ecografia transvaginal. Todos já estão devidamente feitos!!!

Também teremos que passar por uma consulta com a psicóloga da ProSer, Srª Lia. Farei a minha consulta com ela nesta sexta-feira. Vamos ver como será, mas já li o relato em outro blog sobre como foi a consulta de outra paciente que realizou a ovodoação, segue o link:

http://esperandomeubebezinho.blogspot.com.br/2013/12/ovodoacao.html

O blog desta mamãe é super esclarecedor e vale a pena dar uma bizoiadinha nele!!!!

Gente! Por hoje é só!

Como deseja a Luciana (do blog acima)... vou roubartilhar para o meu blog...

Bjus fertéis para quem me lê!!!