__.__.__.__.__.__.__.__.__.__.__.__

__.__.__.__.__.__.__.__.__.__.__.__

segunda-feira, 10 de julho de 2017

A Primeira Eco


Enfim chegou o dia de vermos as primeiras imagens da nossa sementinha. O primeiro exame é feito pela ecografia transvaginal, porque o serzinho é tão picorrucho que só por meio da transvaginal.

Estou com 7 semanas e já deu para ouvir o tum tum tum do coraçãozinho! Nosso baby já está com 1cm... de muito amor envolvido!
💓❤️😍❤️💓

É algo fantástico, mas pelo menos para mim ainda não caiu a ficha. A mãe possui uma responsabilidade enorme, porque está carregando o bebê e tudo o que você faz, tudo que sente, tudo que come, tudo o que faz influência na formação do feto. 

Estou cuidando bastante a minha alimentação, por exemplo, comidas gordurosas e alimentos crus nem pensar (sushi ou carne mal passada), bebidas alcoólicas também não. Estou procurando comer bastante frutas e legumes, além de beber mais água. Tudo que como e bebo vai direto para o meu anjinho e não custa nem um pouco evitar alimentos não recomendáveis por conta do egoísmo da vontade.

Após a eco conversamos com o Dr. Link que, como sempre, foi um querido. O Dr. Link é o cara!!!! Ele nos liberou para começarmos o acompanhamento com a obstetra, mas pediu que após o nascimento que a gente encaminhe informações de como foi o parto, peso e medidas do baby e qual o Apgar do bebê (Saiba mais). Também disse que, quando possível, levássemos nossa sementinha para eles conhecerem. Óbvio que vamos adorar!!!

Por hoje é só, espero sinceramente que este blog esteja ajudando quem tem interesse em saber mais sobre o assunto.

Beijos férteis para quem me lê!

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Na Espera da 1ª Eco


Não há muito o que contar, ainda estamos na espera da 1ª eco que está marcada só para daqui duas semanas, quando já vou ter completado as 7 primeiras semanas de gestação.

A primeira eco é realizada somente a partir da 6ª semana, porque é quando já é possível escutar os batimentos cardíacos do bebê e saber se está tudo indo bem com o pacotinho de amor, mas é o médico quem indica quando será o primeiro exame.

Estou tentando não pensar nisso para não ficar ansiosa. Só para lembrar que ainda não contamos para ninguém, queremos ter certeza que está tudo certo para não haver nenhuma frustração.

Em relação aos sintomas, continuo com os seios inchados e bem doloridos, sono e ando mau humorada (por mais que tente evitar). A fadiga diminuiu, a fome enlouquecida também, inclusive perdi peso, mas li que isso é comum. Engraçado que pela manhã do último domingo senti um forte enjoo, achei que seria o início da fase enjoada, mas graças aos céus passou e não senti mais. Para mim o enjoo vai ser complicado. A semana que fiz tratamento com hormônio (Choriomon) foi bem ruim.

Por hoje é só!

Beijos férteis para quem me lê!

domingo, 18 de junho de 2017

Procedimento de Transferência dos Embriões e o Resultado do Beta HCG


Primeiramente, preciso adiantar que este post tem a "responsabilidade" de atualizar o que aconteceu nos últimos 12 dias, então vamos lá!

No dia 7 de junho, pela manhã, foi a transferência dos meus embriões. Cheguei no horário recomendado, mas #FicaDica eu não estava com a bexiga muito cheia (esta é uma das recomendações), sendo que na hora que fui chamada "corri" para tomar dois copos com água de guti guti para tentar ficar dentro do adequado. 

Fiquei bem feliz pelo fato de que, diferente da punção, na transferência o meu esposo foi convidado para ficar junto comigo. Tenho que confessar que meu esposo sempre, para tudo, foi muito participativo, as vezes até demais [hehe], mas durante todo esse processo eu me senti muito segura e tranquila pelo fato de tê-lo sempre junto. Eu entendo que por questões dos horários das consultas os pretensos papais não conseguem estar sempre juntos, mas as notícias por vezes são mais delicadas e ter a mão do parceiro para segurar é muito bom.

Enfim, sobre o procedimento, eu achei mais chato do que o da punção, porque na punção a paciente recebe uma sedação e dorme. Na transferência é parecido com o exame do papanicolau e eu tenho PAVOR deste dito exame.

Fui orientada a ficar sem roupa na parte de baixo, só que pedi de novo para ficar com a meia (por conta do chão frio), e pediram para vestir nos pés aquele protetor de pé ("touquinha para o pé")! Depois coloquei a touca na cabeça e o típico avental de mostrar o bumbum!


<- Quando falo touquinha para o pé é isso! 😜






Meu marido também colocou um avental por cima da roupa dele, touca na cabeça e nos pés por cima do sapato. Estávamos muito fashion!

Depois deitei na maca, meu esposo sentou ao meu lado e ficaram na sala o Dr. Linck , a sua assistente de pouco assunto e uma outra profissional queridíssima que fez uma das minhas ecos transvaginais.

------------------- * ------------------- * ------------------- * ------------------- * ------------------- *  -----
OBSERVAÇÃO:

Aliás uma pausa para falar do Dr. Linck, porque quem está na mesma trajetória que eu, busca referências dos profissionais. Sei que muitas mamães e papais passam por tantas situações difíceis enquanto tentantes, que quando recorrem a reprodução assistida possuem receios de também não conseguirem engravidar por meio desta técnica. Claro que cada caso é um caso, mas a confiança na equipe que está cuidando de nós é muito importante, até mesmo porque se não der na primeira tentativa, não dá para desanimar. Por conta disso, tenho que dizer que eu e meu esposo adoramos o Dr. Linck. Ele foi super querido e atencioso conosco. Sabe, não teve como nós não pensarmos que por fazermos parte de um projeto social, pois se não fosse assim não teríamos condições financeiras de tocar para frente a FIV (para quem tem pouco, realmente é muito dinheiro), poderíamos ter recebido um tratamento menos "TOP" do que os demais casais. Mas, pelo contrário, nos sentimos super acolhidos por todos da equipe, sempre sendo muito bem tratados. Sério, nós amamos a Pro Ser e viramos fãs do trabalho do Carlos Linck, bendita hora que decidimos procurar uma 2ª opinião (além do médico do Projeto Maternus) e recebemos a indicação da Pro Ser. Foi outra coisa!

------------------- * ------------------- * ------------------- * ------------------- * ------------------- *  -----

Na frente daquela maca das "perninhas para o alto" (hoje estou sem os nomes, só nas dicas do que estou me referindo) tinha tipo uma janelinha que, pelo que percebi, era onde estavam as placas com meus embriões. Lá tinha outra funcionária, que depois que foram escolhidos os melhores embriões saiu dali. Ao lado da janela tinha um aparelho televisor que mostrava os embriões (blastocistos), foi assim que o Dr. escolheu na hora os que considerou os + + da tchurma!!

Siiiim, tchurma!

Dos 16 folículos coletados na punção 10 foram fertilizados, destes fertilizados 9 fecundaram. No dia da transferência, já haviam sido congelados 4. Nós decidimos que queríamos transferir 2 embriões, porque queremos ter dois bebês. Logo, foram escolhidos 2 entre os 5. Atualmente, temos 7 embriões congelados. 

Ehhhhhh... creio que teremos que providenciar uma chácara e uma kombi!!! 😜

Foi detectado um pouco de líquido no meu útero, por isso precisei tomar um remédio que me fez passar por uns momentos de aperto, mas no fim deu tudo certo e aí está o resultado...


Recebi indicação para tomar dois remédios até a segunda ordem: Primogyna e Ultrogestan. Este último é muito desagradável, pelo menos para mim, porque a mãe tem que introduzir duas bolinhas na vagina pela manhã e outras duas a noite. Daí não preciso mencionar que estou tendo que utilizar aqueles absorventes protetores diários [😕]

Diferente da punção, desta vez resolvi que iria ficar em repouso, é muito dinheiro que estamos investindo para correr o risco de não dar certo porque fui trabalhar e fiz esforços. O repouso indicado é o relativo, o que significa que a mãe não é proibida de se deslocar, viajar (nos explicaram que alguns casais vem de outra cidade e até de outros estados e retornam no mesmo dia para casa), subir alguma escada (moderamente - também não vá pagar promessa e subir vários lances nesse dia) e até trabalhar, caso passe a maior parte do tempo sentada. Mas eu preferi repousar, não fiquei imóvel em casa, levantei para ir usar o banheiro, pegar água, etc., porém nada muito mais do que isso.

Agora é a parte que para a maioria é a pior fase: a espera dos 12 dias até o exame Beta HCG. 

------------------- * ------------------- * ------------------- * ------------------- * ------------------- *  -----

OS 12 DIAS QUE NUNCA ACABAM

Tenho que dizer que eu sou mais tranquila e procurei nem pensar muito nisso, até porque logo de cara já percebi mudanças no meu corpo, o que me trouxe certeza de que eu estava grávida, mas meu esposo [o Sr. Ansioso] fez exatamente o que a médica da Pro Ser nos orientou a não fazer - testes de farmácia!

Nooooossa, que porre! 

Apesar da médica dizer que é melhor não fazer porque estes testes só apontam positivo após um nº determinado de HCG (sensibilidade somente acima de 25 mlu/ml - o que é pouco para os primeiros dias de desenvolvimento dos embriões), ainda assim ele comprou 3 testes (já tínhamos 1 em casa desde antes de sabermos que precisávamos recorrer à reprodução assistida).

Assim, fiz o primeiro teste por livre e espontânea pressão no 4º dia após a transferência (11/06) e o resultado foi negativo. Fiz outro no dia 13/06, resultado negativo. O terceiro foi feito no feriado de Corpus Christi e adivinhem... novamente negativo. Nessa altura eu já estava bem estressada porque aconteceu justamente o que eu imaginei, meu excelentíssimo achando que eu não estava grávida.

Em contrapartida, eu percebendo de cara as mudanças visíveis no meu corpo, como inchaço horroroso nos seios, dor nos seios, sensibilidade nos mamilos, fadiga, cansaço, sono, fome e sede... muita sede! Outras coisas que senti, foi um pouco de cólica nos primeiros dias, os tais beliscõesinhos na altura do útero, poucas vezes, mas lá pelo 4º dia comecei a sentir em alguns momentos, e até uma movimentação na altura do útero (tipo quando nosso estômago está trabalhando, só que era lá embaixo na região do útero). Óbvio que já estamos conversando com os pequenos(as) e isso parecia uma interação! É muito mágica a sensação!

Então o que posso dizer NÃO FAÇAM OS TAIS TESTES DE FARMÁCIA, não dá para confiar no resultado com tão poucos dias. Sendo que de tanto ver o resultado negativo, o casal pode começar a acreditar nisso e passar toda essa preocupação para o baby que está lá embaixo se desenvolvendo a todo o vapor!

Uma coisa diferente da maioria dos relatos que lemos em fóruns, é o fato de que eu não tive nada de sangramento. Apesar de que isso pode ocorrer e não deve ser motivo de preocupação, salvo se for em grande quantidade, neste caso a mamãe deve consultar o seu médico.

------------------- * ------------------- * ------------------- * ------------------- * ------------------- *  -----
E CHEGA O DIA DO EXAME

Sim, corremos atrás de um Laboratório que funcionasse no domingo, a Pro Ser deu a dica do L. Weinmann (unidades Nilo Peçanha e Moinhos de Vento - isso em Porto Alegre), lá fomos nós fazermos o teste. Engraçado que fomos primeiro no da Av. Nilo Peçanha, lá o Sr. Ansioso questionou onde ficava o Laboratório de Análise deles, a atendente respondeu que ficava na unidade Moinhos. O Sr. Ansioso para confirmar questionou que no final do dia de atendimento (ao meio dia) às amostras coletadas ali seriam encaminhadas para lá, sendo a resposta da moça afirmativa. Não preciso nem falar que nos levantamos e fomo direto na fonte!!! 😜😜😜

Mas verdade seja dita, estamos pagando para fazer o exame no Domingo porque temos pressa no resultado. Temos ciência de que no domingo o regime de trabalho do Laboratório de Análises é o de plantão. Então, porque não facilitarmos e irmos fazer a coleta no local em que a amostra será analisada!?!?

E lá vamos nós!!

Outra coisa engraçada, meu esposo dizendo para eu pressionar a técnica para saber se haveria alguma chance do resultado sair ainda hoje. Ela não garantiu, mas depois de ouvir a minha história, resumida claro, disse que tentaria colocar no grupo dos preferenciais.

Só sei que quando chegamos em casa, demorou um pouco para chegarmos porque inventamos coisas para nos ocuparmos visando diminuir a tensão - a escolha foi passar no supermercado!!!!! 😜 Há coisa mais demorada e que te faz esquecer do mundo do que ir ao supermercado!?!?

Quando chegamos em casa, o Sr. Ansioso foi direto ao computador para consultar o site do Laboratório, enquanto eu estava bem distraída na cozinha guardando as coisas (sim, eu me surpreendo às vezes com a minha tranquilidade com todas as etapas que envolveram a FIV) e de repente tcharan... ele veio me dizer que havia saído o resultado!

Nos sentamos para abrirmos juntos e começamos a ler, só que estávamos tão nervosos em localizar a palavra positivo ou negativo que simplesmente não localizamos nada. Ficamos "lendo" e em meio a tantos números de referência, nos desesperamos e não entendemos o resultado. Gente, nos olhamos e falamos um para o outro que não havíamos entendido nada do que estava escrito! Bem patetas!

O resultado do meu exame foi:
43 UI/L Grávidas
                              1o. Trimestre:   Até   150.000 UI/L
                              2o. Trimestre: 3.500 a  20.000 UI/L
                              3o. Trimestre: 5.000 a  50.000 UI/L
                              Não Grávidas : indetectável
                              Pós-Parto: indetectável  a partir do   primeiro  mês  de puerpério.

Foi quando corri para fazer o último teste de farmácia que tinha sobrado, ele é mais elaborado e lá deu ... positivo! Nisso entra meu marido dizendo que o meu valor era considerado POSITIVO! Start para muito choro! 😭😭😭😭



Resultado do 4º teste de farmácia (feito no 11º dia após a transferência):



Observação constante no resultado do exame de sangue que, simplesmente, não vimos por causa do nervosismo e ansiedade:


Agora sou oficialmente gestante e daqui a mais uns 12 dias saberemos se será um👶🏼ou dois bebês👶🏼👶🏼! Eu sinto que são dois = casa cheia!!!

Gente é muito difícil segurar, mas decidimos ainda não contar para ninguém, só para o blog! 😊

Já está bem tarde e era muito coisa para atualizar, mas consegui!

Beijos férteis para quem me lê!

domingo, 4 de junho de 2017

CANAL NO YOUTUBE: "Diário da FIV"

Gente,

Rapidinho gente... achei esse canal no Youtube da Sonia e do Romão, é deste ano e pelo pouco que vi achei bem bacana. Ela ainda não transferiu os embriões dela, mas eles fazem um relato bem detalhado e pode contribuir com alguém que assistir.



Quem quiser dar uma olhadinha!

Assistindo ao vídeo deles lembrei de detalhes que esqueci de colocar na postagem da Punção.

1º detalhe -> meu esposo disse que fiquei 1h 45min lá dentro enquanto ele estava na recepção.

2º detalhe -> depois que eu acordei me ofereceram um chá ou suco, mas eu não quis. Só pedi água.

3º detalhe ->  das 2 pacientes que vi saírem da sala da punção e eu, as 3 falaram a mesma coisa: "Já acabou?", "Deu tudo certo?" e "Estou com cólica/dor!".

Beijos férteis para quem me lê!

Punção dos Óvulos


Enfim, estou na reta final do meu processo envolvendo FIV. Na última sexta-feira realizei a punção dos meus óvulos, sendo retirado um total de 16, dos quais já recebi o retorno de que 10 estavam em condições de fecundação. 

O Dr. Link me pareceu bem animado com o resultado e agora falta somente fazer a transferência dos embriões, o que vai acontecer na quarta-feira!

Acho importante deixar claro que o meu relato não deve assustar ninguém, o que escrevo aqui são as minhas impressões diante do que senti. Mas cada caso é um caso, cada paciente tem a sua história. Mas entendo que melhor do que não saber nada, é ter alguma noção do que está por vir. 

------- // -------

QUARTA-FEIRA (30/05)

Nesse dia acordei cedinho e fiz minhas últimas injeções de Menopur e Cetrotide (depois da aplicação de Cetrotide dava uma coceira danada e ficava vermelhinho o local, mas o médico havia me alertado que isso é normal e não é um reação alérgica).

A noite tomei meu banhozinho e fui fazer as últimas injeções prescritas e NO EXATO horário indicado. Sim, tem que ser no horário indicado pelo médico porque isso faz parte do procedimento (36hs antes da punção). 

Essas duas injeções consistiram na aplicação de Choriomon - HCG - e o Gonapeptyl.
Lendo a bula identifiquei as seguintes reações descritas nesses medicamentos:

  • Choriomon - HCG: dor de cabeça (eu senti muuuuuita dor de cabeça que perdurou até o dia seguinte. Foi bem forte, então é bom reforçar os estoques de remédio para dor de cabeça, sem isso ficará quase impossível de fazer as atividades normais. Também senti muitooooo enjoo, fadiga e a boca suuuuuper seca, bebi muita água!).

  • Gonapeptyl: dor no local e irritabilidade. Mas também com a dor de cabeça que eu estava, não ficar irritada era quase como um milagre!

Na quinta-feira tive um dia de folga das injeções! Vivaaaa!

------- // -------

SEXTA-FEIRA (02/06)

Cheguei na clínica 30 minutos antes do horário marcado, conforme orientação. Ainda estava com a barriga um pouco doloridinha da última bateria de injeções.

Não vou mentir, a punção foi algo bem desagradável, mas não me refiro ao procedimento em si e sim ao pós.

Depois de preencher uma ficha com as informações sobre medicamentos aplicados e outras informações clínicas, fui encaminhada para a sala onde iria acontecer a punção.

Fui orientada a me despir, colocar o avental, vestir touca, colocar aqueles protetores de pé (acho legal de ir com uma meia soquete para não ficar com frio nos pés, porque vai caminhar sem calçado e somente com o protetor de pé fininho. Eu agradeci as minhas idéias por estar com uma meia soquete e ter pedido para ficar com ela!!!!) e esvaziar a bexiga. Não tinha muito xixi acumulado porque o jejum é absoluto, não pode ser ingerido nem mesmo água dentro das últimas 7hs antes do procedimento.

Depois fui para uma sala e pediram para que eu aguardasse. Nisso trouxeram a paciente anterior a mim. Olhaaaaa vou lhes contar que deu para ficar com medo. 😜😜

Eu nunca passei por nenhum procedimento que tenha precisado ser sedada ou anestesiada, daí olho a outra paciente em cima da maca tremendo inteira (parecia que estava tendo um colapso), reclamando de frio e até falando "Meu Deus me ajuda!"... quase me borrei!

Mas não deu muito tempo para conservar o medo, já que logo me chamaram. Jesuise! 

Entrei na sala, coloquei as perninhas naqueles suportes incômodos, conheci a anestesista (super tranquila e achei legal que ela narrou tudo que estava fazendo. É óbvio que você saber o que estão fazendo te ajuda a ficar calma! Enquanto isso outra funcionária esterilizou a minha pepeca!! É uma loira que fez as minhas ecos, eu acho ela super simpática! Na verdade só tem uma profissional da Pro Ser que eu achei mais seca, não é de muitas palavras... tipo curta e grossa. Mas por sorte cruzei pouco com ela, então tchau para ela! O restante do pessoal são super atenciosos e gentis.

Depois da sedação eu dei um boa noite e acordei para trocar de maca. Não senti o frio da outra paciente, aliás quando eu vi já estava tapadinha com um cobertor.

Fiquei um tempo deitadinha e tomei um remédio para dor (Tilex). Não se assuste porque você vai sentir como se estivesse com cólicas e o remédio ajuda bastante.

Dr. Link falou comigo e com meu esposo depois do procedimento, decidimos que não iria doar meus óvulos porque pretendemos ter outros bebês. Como há uma seleção natural dos óvulos que tem possibilidade de serem fecundados, bem como pelo fato de que no processo de descongelamento alguns embriões não resistem, optamos por guardar para futuras gestações. Nada de família pequena!!!

Tenho que compartilhar algo engraçado, porque lembro do Dr. estar bem animado e falante, mas eu estava daquele jeito deplorável... parecia uma bebum... por isso não lembro de quase nada do que ele disse. Aliás, acho que não lembro de nada!!! 😜

Eu sei que não sou normal, mas diante das circunstâncias eu escolhi ir trabalhar. Como eu fico sentadinha, tentei ficar quietinha por causa do efeito da sedação e marquei presença. Mas em outra situação eu diria para a paciente ir para casa e descansar.

Assim foi a minha punção!

------- // -------

PÓS-PUNÇÃO

Devo dizer que o meu pós-punção foi bem desconfortável. Fiquei com a barriga dolorida e estou inchada. Se eu pressiono um pouquinho só a barriga, já sinto doer, sendo que os remédios para dor não me ajudaram muito.

Na sexta-feira a noite eu precisei tomar um dorflex porque fiquei com dificuldades de fazer xixi. A sensação que eu tive foi parecida com cistite, porque doía a barriga quando eu fazia aquela "forcinha" para urinar. Nisso o dorflex ajudou e muito.

No sábado a dor na hora de urinar diminuiu consideravelmente, mas a dor na barriga seguiu. Eu estava andando devagar para não dar tanto impacto no abdômen e doer.

Fiquei em casa o final de semana, porque realmente foi bem desconfortável e ter ficado deitada ajudou bastante.

------- // -------

Agora estou na expectativa pela transferência do meu Blastocisto (Saiba mais)!!!

Beijos férteis para quem me lê! 


domingo, 28 de maio de 2017

Glossário - Folículo

Boa noite!

Percebi na última postagem que eu não tinha mencionado ainda o que são os tais folículos que tanto falo, por conta disso pensei que era interessante fazer uma nuvem com uma explicação simples do que são os bonitos:




A estimulação dos ovários se realiza administrando medicamentos e hormônios que são injetados - FSH e FSHr (Saiba mais); HMG (Saiba mais). O tratamento leva em média de 10 a 12 dias e durante esse período é feito um acompanhamento, por meio de ecografias transvaginais, para avaliar o crescimento e o desenvolvimento dos folículos.

Além disso, há casos que também poderá ser necessário a realização de exames de sangue, conforme requisição do médico responsável.

No momento em que os folículos atingem determinado tamanho (por volta de 16 a 20 milímetros), passa-se a administrar outro hormônio - o HCG (Saiba mais) -  o qual irá determinar a maturação do óvulo e ovulação.

Espero ter ajudado a esclarecer eventuais dúvidas.

Beijos férteis para quem me lê!

Resumo da Semana: Enfim está acontecendo

                                         
Em meio a um resfriado muito forte, venho tentar atualizar o blog para contar como foi esta semana em que, finalmente, o meu tratamento começou.

Pode ser até que se pense que não demorou nada, já que a nossa primeira consulta com a equipe da ProSer aconteceu há apenas 1 mês. Mas lembro que até chegarmos aqui, foram longos 3 anos e pouco como tentantes. Imagina nosso bebê já poderia estar indo para escolinha!

Enfim, apesar da expectativa para o início do meu ciclo estar focada no dia 25 de maio, neste mês a minha menstruação começou no domingo (21/05). Conforme a orientação do Dr. Link, assim que isso acontecesse eu deveria ligar para clínica e marcar uma eco transvaginal, para que pudesse ser verificado os meus folículos e se eu teria condições de ser ovodoadora ou não.

Meu marido ansioso queria que eu tentasse ligar para ver se a clínica funcionava no domingo... 😒
por favor neh!? Liguei na segunda-feira e agendei consulta para o dia seguinte.

As meninas que fizeram a eco transvaginal foram bem delicadas e divertidas. Não é um exame agradável, devo dizer que para mim foi desconfortável, mas nada demais também. Foram localizados 5 folículos no ovário direito e 6 no esquerdo. Confesso que estava torcendo para que fossem mais, porque como pretendo ter outros bebês e repetir a FIV futuramente, para aproveitar o mesmo material genético masculino adquirido, queria que tivesse o suficiente para mim e para a ovodoação.

Com isso, conversei com o Dr. para deixar em stand-by a questão da doação, porque apesar de reduzir consideravelmente os custos da FIV, minha prioridade é no futuro repetir a dose e o sêmen selecionado.

Após o resultado da eco, já foram encomendados os medicamentos. A redução de custos foi considerável por eu ser paciente do ProSer Social. Normalmente, os mesmos medicamentos sairiam R$5.100,00 (verifiquei na farmácia os valores), sendo que eu paguei R$3.413,00. Por óbvio a prescrição de medicamentos irá variar de caso a caso, mas falo o valor para quem me lê ter uma noção dos custos que vai ter.

Estou utilizando, no momento, dois medicamentos, em que pese o valor mencionado seja referente a todos que irei utilizar porque já comprei todos. Um deles é o Fostimon e o outro é o Menopur, eles servem para estimular o crescimento dos folículos. Eu preciso misturar os dois medicamentos e aplicar com uma seringa na barriga, próximo ao umbigo. É bem fácil! Como o meu marido faz tratamento para anemia com Eprex (Alfaepoetina) tendo que realizar o mesmo procedimento de aplicação, para mim não há nada demais pensar que tenho que utilizar uma seringa e me auto-aplicar.

Sinceramente, como eu sei o que estou sentindo, acabo sendo mais delicada que muitas técnicas por aí. Sério! Dica: ao aplicar/injetar o medicamento, faça com calma e devagar, porque dá um desconforto na hora da aplicação e esta sensação pode ficar mais forte se injetar rápido. Mas claro que isso é uma dica, cada paciente deve descobrir a forma mais adequada para o seu corpo.

O Dr. Link pediu para que eu retornasse no sábado para fazer uma nova eco, ele explicou que precisa monitorar o tamanho dos folículos, para planejar qual será o melhor dia para aspiração.

--------- // ---------

RETORNO NO SÁBADO (27/05/2017)

Acordei na maior expectativa, novamente estava torcendo que os 11 tivessem se tornado em 14! Pelo menos ouvi dizer que isso era possível!

Cheguei na clínica e rapidinho fiz a eco. Não, meus folículos permaneceram sendo o time de futebol (11), mas aumentaram bastante de tamanho. A sensação de sentir que a coisa está acontecendo é fantástica. A expectativa e os pensamentos de que daqui a 1 ano poderei ser mamãe de um baby de 3 meses é algo incrível.

Preciso compartilhar algo engraçado... na madrugada de sábado para domingo (hoje), eu estava brincando no snap insta (Instagram Stories) escrevendo os nomes que queremos colocar em nosso baby com aquelas ferramentas diferentes do aplicativo... e não é que publiquei sem querer. 

😜😜😜😜😜😜

Agora estou dando risada, mas fiquei apavorada. Imagina o povo iria achar que eu estava anunciando a gravidez. Olha, nunca aprendi a mexer tão rápido nas ferramentas de um aplicativo!!!

Agora tenho uma nova eco agendada para terça-feira, novamente vamos avaliar o tamanho dos folículos e marcar a aspiração.

Enfim, está acontecendo!!!!

Beijos férteis para quem me lê.


quarta-feira, 17 de maio de 2017

Nossa 2ª Consulta com a Psicóloga


Na sexta-feira passada tivemos a nossa 2ª consulta com a Drª Lia (Psicóloga). Diferente do primeiro encontro, neste me senti mais tranquila e a vontade. A sensação que fiquei é como se ao compartilhar meus sentimentos na consulta anterior, eu tivesse retirado uma sobrecarga de mim. Não sei o motivo, mas me senti muito bem!


Para nós, eu e meu esposo, este assunto parece estar bem resolvido. Claro que a experiência da Drª faz com que certos questionamentos sejam certeiros. Sabem aquelas questões que você não havia pensado até aquele momento, mas que certamente podem trazer certos desconfortos no futuro!?


______ ___  ___


Há pontos que devem ficar muito solidificados nessa caminhada da fertilização, ainda mais num caso como o nosso.


Falamos sobre maternidade/paternidade, sobre o casamento, sobre a família, sobre adoção, sobre manter em sigilo como o nosso baby será gerado, escrevemos cartas" simbólicas para o doador de sêmen e para a receptora dos óvulos, meu esposo mencionou sobre o blog (fiquei com vergonha), etc. 



Enfim, gostamos bastante. Saímos leves e nos sentindo muito seguros que tudo acontece da forma que tem que acontecer e na hora que tem que ser.



Agora estou tentando não pensar nisso para me manter calma, mas provavelmente a próxima postagem será para falar da minha transvaginal e do número de folículos que possuo, sendo que após este exame saberei se terei condições de doar ou não. Apesar de não ter a data ainda, porque terei que fazer o exame logo no início do meu ciclo menstrual, pelo controle que faço do meu ciclo, sei que será entre os dias 23 a 25 de maio... siiiimmm semana que vem!!! Falta pouquinho!


Devido ao sono tenho que encerrar por aqui!


Beijos férteis para quem me lê!





quarta-feira, 10 de maio de 2017

- Material Genético Masculino ( x ) Confere

Estou me sentindo ansiosa, por isso resolvi escrever no blog para tentar organizar as ideias.
Hoje recebemos a notícia que já está na clínica o material genético masculino para a nossa fertilização. Deu um frio na barriga, porque as coisas estão acontecendo.  Ficamos eu e meu esposo tanto tempo como "tentantes", que só de pensar que talvez daqui a 1 mês e pouco eu já passe para o time das gestantes me dá uma ansiedade horrorosa.

Mas enfim, vejamos o que eu posso compartilhar sobre a escolha do material... fico imaginando as dúvidas que podem surgir:

1) Como ocorre a escolha?
O casal recebe uma lista onde consta o número do doador, tipo sanguíneo (O positivo, O negativo, A positivo, etc), cor da pele, ascendência (origem), cor dos olhos, cor e tipo do cabelo, altura, peso, profissão, hobby, signo, animal favorito, cor favorita, comida favorita, estilo musical (sim, apesar de isso me parecer irrelevante, pode ser que para algum casal seja importante saber), religião, se fuma, se tem miopia, se tem astigmatismo, se tem histórico de gêmeos na família, se pratica exercícios físicos. Tem outras características, mas não me recordo.

2) Como ou qual escolher?
Apesar da escolha ser algo muito particular de cada casal, há aspectos que devem ser considerados.
Caso o casal opte por guardar consigo a informação de que recorreu a doação do sêmen para a fertilização, ou seja, decidam que será algo que guardarão para si mesmos sem compartilhar nem mesmo com familiares, a principal característica que deve ser observada é a questão sanguínea. Este é o nosso caso, portanto fizemos uma eliminação de todos os doadores que não fechavam com as possíveis combinações sanguíneas.

Por exemplo, se o pai é A positivo e a mãe é O positivo, não é ideal selecionar materiais de doadores O negativo, AB negativo, B positivo, etc., justamente, porque isso pode gerar questionamentos no futuro. Cor do cabelos, cor dos olhos e cor da pele também me parece serem informações cruciais na escolha.

Ficamos com muitas dúvidas de qual doador escolher, se parecido com o meu esposo ou comigo. Basicamente deixei a critério dele, tentei opinar de forma bem pontual. No final ele se sentiu mais confortável em escolher alguém com características parecidas com as minhas, porque de qualquer forma a criança será parecida com a mãe.

Para aquele casal que não guardará segredos sobre o procedimento e o recurso utilizado, esse tipo de preocupação não é um problema.

3) De onde vem o material?
No Brasil, até o momento, só há um banco de doadores.
Siiiiim... somente 1 banco!
Chama-se Pro-Seed Banco de Sêmen e fica em São Paulo-SP.


Acesse o site da Pro-Seed para mais informações.





Eles também importam material genético, já que é cada vez maior a procura pelos tratamento da Reprodução Assistida (RA), sempre por meio de uma clínica.


4) Quanto tempo levou para chegar?

Moramos em Porto Alegre, encomendamos na sexta-feira e chegou na clínica na terça-feira.

5) Forma de pagamento?
Aqui temos uma informação importante, pois o pagamento precisou ser à vista, segundo o que nos informaram esta é uma exigência da Pro-Seed.

6) A doação e o receptor são informações anônimas?
Sim, as normas para a utilização das técnicas de RA são reguladas pela Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 1.358/1992, sendo que no capítulo IV, ítem 3, consta que será mantido o sigilo tanto dos doadores quanto dos receptores, ou seja, as doações são anônimas. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também regula a área no mesmo sentido.

7) São realizados exames nos(as) doadores(as)?
Sim, as clínicas ou centro que aplicam as técnicas de RA são responsáveis pelo controle de doenças infecto-contagiosas,coleta, manuseio, conservação, distribuição e transferência de material biológico humano.

Como eu pretendo ser doadora de óvulos, foram solicitados exames de sangue, vááááários exames, incluindo o Igm para vírus zika (já recebi o resultado -> Não reagente -> uhuuuu vá se catar mosquito!!!). Todos os doadores devem ser saudáveis, não pertencer ao grupo de risco de DSTs e não ter doenças genéticas e congênitas na família. Falo por mim, que estou tranquila em relação a recepção do material doado.

8) Qual a idade mínima e máxima do doador?
O doador deve ter no mínimo 18 anos e no máximo 45 anos.

Acho que por hoje é só!


Beijos férteis para quem me lê!